Educação Financeira, combina comigo

Já ouviu falar de Educação Financeira?
Se ainda não, esta é uma oportunidade para ter acesso a conteúdos esclarecedores sobre o mundo financeiro.
 
A Caixa, enquanto instituição financeira e com um forte compromisso social, criou esta página para transmitir informações pertinentes sobre a educação financeira, aos seus clientes e o público em geral, contribuindo para uma vida financeira mais saudável. 
 
Com a ajuda destas informações as suas decisões financeiras serão mais conscientes e inteligentes. 
 
Por isso, acompanhe os capítulos mensais sobre a educação financeira e deixe-nos ajudá-lo a ser cada dia mais próspero.

Outubro mês da Poupança

A Caixa, enquanto instituição com responsabilidade social e preocupada com a inclusão financeira, acredita que a educação financeira deve fazer parte das nossas vidas desde a tenra idade. 
 
 Neste mês de outubro em que é comemorado o Dia Internacional da Poupança, trazemos neste capitulo informações que irão ajudar os nossos leitores a compreenderem  a importância da poupança e de uma  vida financeira mais saudável.
 
Trazemos aqui temas como a importancia da poupança, dicas de como poupar e um glossário  simplificado de termos financeiros.
 
Acreditamos que este será o primeiro passo para iniciar uma poupança e ter as suas finanças organizadas.

A praticidade dos pagamentos online

Neste capítulo abordaremos o tema “pagamentos online”, serviço que veio revolucionar a forma como lidamos e encaramos o dinheiro. A possibilidade de ter dinheiro sem ser de forma física e ainda poder efetuar pagamento de maneira simples e segura possibilita ao consumidor uma gestão mais equilibrada e eficaz do tempo no seu dia-a-dia.

A maioria dos bancos possui um serviço internet banking , que oferece serviços similares aos das agências bancárias.

Ir ao banco sem sair de casa fez-se possível devido a esta funcionalidade! No entanto, esta opção embora muito prática e cómoda, exige alguns cuidados acrescidos. 

Por isso, para o uso correto, consciente e seguro é relevante falarmos sobre as suas vantagens e dicas de segurança na sua utilização.

Assim, antes de efetuar as suas compras online, qualquer que seja o dispositivo que utilize para aceder à internet, (PC, tablet ou telemóvel)  é importante ter os cuidados que mais abaixo elencamos.

Os cartões bancários como forma de pagamento

Neste capítulo do mês da Independência escolhemos abordar um assunto que para a Caixa é sinónimo de liberdade no ramo financeiro. Com o tema “Cartões bancários como forma de pagamento” abordaremos a sua praticidade, benefícios e os cuidados a ter. 

Com certeza a utilização dos cartões para efetuar pagamento foi um dos grandes ganhos do setor bancário. Afinal, proporcionou e proporciona a liberdade e independência do usuário na escolha da forma de pagamento que mais lhe convêm.

Acompanhe o desenrolar deste assunto abaixo.

As crianças e o mundo financeiro

A Educação Financeira é um dos aprendizados que toda a criança aplicará na sua vida adulta, independentemente do caminho que seguir. O conhecimento sobre este assunto vai muito além de gastar menos do que se ganha. É antes de mais, a capacidade de planear e executar planos. 

É importante que desde cedo as crianças sejam ensinadas a gerir o seu próprio dinheiro. Afinal, vale mesmo a pena actualizar o ditado para “É de pequeno que se investe no menino”. As recomendações sobre a introdução do dinheiro na vida das crianças dependem da idade.

A melhor maneira para ensiná-los a gerir o seu dinheiro deve ser por meio de uma Educação Financeira, que deve ser introduzida na vida das crianças como parte da educação familiar. Isto é, com os pais como orientadores e fomentadores da consciência económica dos pequenos.

Para ajudá-lo no papel de educadores, trouxemos neste capítulo o tema “As crianças e o mundo financeiro”, alusivo ao mês de junho, com o intuito de contribuir para que os pequenos tenham informações suficientes para o uso consciente do dinheiro.