As crianças e o mundo financeiro

A Educação Financeira é um dos aprendizados que toda a criança aplicará na sua vida adulta, independentemente do caminho que seguir. O conhecimento sobre este assunto vai muito além de gastar menos do que se ganha. É antes de mais, a capacidade de planear e executar planos. 

É importante que desde cedo as crianças sejam ensinadas a gerir o seu próprio dinheiro. Afinal, vale mesmo a pena actualizar o ditado para “É de pequeno que se investe no menino”. As recomendações sobre a introdução do dinheiro na vida das crianças dependem da idade.

A melhor maneira para ensiná-los a gerir o seu dinheiro deve ser por meio de uma Educação Financeira, que deve ser introduzida na vida das crianças como parte da educação familiar. Isto é, com os pais como orientadores e fomentadores da consciência económica dos pequenos.

Para ajudá-lo no papel de educadores, trouxemos neste capítulo o tema “As crianças e o mundo financeiro”, alusivo ao mês de junho, com o intuito de contribuir para que os pequenos tenham informações suficientes para o uso consciente do dinheiro.
As crianças e o mundo financeiro
Por que investir na educação financeira ainda na infância?
Dicas