A melhor maneira de tornar os sonhos realidade é transformá-los em objetivos concretos. Um objetivo é algo que se quer atingir no futuro. É o que moverá qualquer indivíduo no sentido de tomar alguma decisão ou correr atrás das suas aspirações.
Estes podem variar ao longo da vida. Por isso, os seus objetivos devem ser:
- Específicos
- Mensuráveis
- Passíveis de serem atingidos
- Realistas
- Atempados
Determinar aquilo que se pretende alcançar é essencial tanto para o controlo, assim como para a boa execução do planeamento financeiro e, consequentemente, para atingir a situação financeira desejada.
- Consegue-se mais facilmente alcançar objetivos quando se conhece os objetivos;
- É necessário saber reajustar e/ou trocar os objetivos em função do custo e ter alguma flexibilidade nos reajustamentos (em caso de mudança de situação económica financeira);
- É fundamental avaliar quanto custam os seus objetivos. Por isso, é necessário fazer uma pesquisa, recolher informações junto dos fornecedores, nomeadamente a duração prevista para a sua realização (curto, medio e longo prazo).
Deixamos os leitores com essas informações, cientes de que no próximo capítulo já terão todas estas informações à mão para continuarmos juntos a ter uma vida financeira mais saudável e com objetivos devidamente definidos.