Notícias e Eventos

Comunicado

Atualização do Preçário

2024-05-09
Prezado(a) Cliente,

A Caixa informa aos seus estimados clientes que em Junho de 2024, procederá com a atualização do Preçário, nas várias comissões e na diminuição de taxas.

Para se manter melhor informado, aconselhamos que consulte as alterações ao Preçário disponível no site ou em qualquer uma das nossas agências.

Em relação às comissões e taxas acima referenciadas, aplicam-se aos novos contratos de créditos. Ou seja, as alterações ora efetuadas apenas produzem efeitos a partir do início de novo período contratual (renovação).

Caixa. O Banco que combina comigo.
Notícia

Caixa apoia 2ª Edição do Concurso de Leitura das Escolas de EBI

2024-04-15
No âmbito da sua Responsabilidade Social, a Caixa apoiou a 2ª edição do Concurso de Leitura, sob o lema “Ler por Prazer” promovido pelo Agrupamento Escolar VII da Praia, com o objetivo de incentivar e desenvolver o interesse pela leitura entre os alunos.
 
O evento final aconteceu no dia 13 de abril, em Achada Mato e a Caixa marcou presença para fazer a entrega dos prêmios aos primeiros colocados, do 1º ao 8º ano do EBI. Os prêmios consistiram em Continhas Poupança da Caixa, com saldos iniciais de 5.000 ECV, 10.000 ECV e 15.000 ECV, representando contas que irão crescer com as crianças. Além disso, a Caixa também ofereceu 20 exemplares do livro "A Poupança do Zito" para cada uma das escolas participantes, enriquecendo suas bibliotecas.
 
Os beneficiários deste projeto foram alunos das escolas de Lém Cachorro, Paiol, Lém Ferreira, Castelão, Achada Mata e Achada Limpo, comunidades periféricas da cidade da Praia.

Durante a cerimônia, a administradora da Caixa, Dra. Célia Santos, destacou a importância da leitura enquanto atividade que permite entender, expressar, inovar e de valores como Respeito, Disciplina e Persistência para o sucesso escolar.

A Caixa reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento da comunidade, apoiando iniciativas que estimulam a leitura e a aprendizagem entre os estudantes, além de contribuir para promover a igualdade de oportunidade para as crianças e jovens de diversas comunidades.

Veja infra, algumas imagens que marcaram o evento. 

Foto Para Noticia Do Site
Comunicado

Anúncio - Concurso Público nº 01/CAIXA/2024 “Aquisição de viaturas SUV”

2024-04-12
Anúncio de concurso público nº 01/CAIXA/2024

(a que se refere o número 1 do artigo 24.º do Código da Contratação Pública)

  •  Entidade Adjudicante Entidade Adjudicante é a Caixa Económica de Cabo Verde, SA (Caixa), a qual tem sede na Avenida Cidade Lisboa – Chã d’Areia, telefone 2603600 e email: caixa@caixa.cv.
  • Órgão competente para a decisão de contratar e órgão competente para autorizar despesa: Comissão Executiva da CE.
  • Entidade responsável pela condução do procedimento: Equipa Interna da CECV.
  • Financiamento: As despesas inerentes à celebração do contrato são financiadas por recursos próprios.
  • Objecto do Concurso: O presente concurso destina-se a Aquisição de 7 (Sete) viaturas.
  • Local da execução do contrato: Praia – Cabo Verde
  • Prazo de execução do contrato: O contrato tem a sua vigência até a data de entrega integral dos bens objeto do contrato, consoante o prazo de entrega apresentado na proposta vencedora.
  • Obtenção dos documentos do concurso: Os documentos relativos ao presente concurso podem ser obtidos através do portal de contratação pública https:// www.mf.gov.cv/web/ecompras e o site da adjudicante www.caixa.cv. Não obstante, os interessados podem solicitar cópias dos documentos na Sede da Caixa Económica de Cabo Verde ou através do email procurement@caixa.cv até ao termo do prazo fixado para a apresentação das propostas.
  • Requisitos de admissão: Podem ser admitidos os interessados com nacionalidade, sede ou estabelecimento principal na República de Cabo Verde que não se encontrem em nenhuma das situações referidas no artigo [70.º] do Código da Contratação Pública.
  • Modo de apresentação das propostas:   As propostas devem ser apresentadas em sobrescrito opaco, fechado e lacrado.
  • Língua: Portuguesa
  • Data de apresentação de propostas: na Sede da Caixa em Chã d’Areia, entre as 8:00 horas e as 16:30 horas do dia 15/05/2024, ou enviadas por correio registado para a mesma morada, desde que a receção ocorra dentro do prazo fixado, não sendo consideradas as Propostas que cheguem depois de expirado o prazo e sendo os Concorrentes responsáveis por todos os atrasos que porventura se verifiquem.
  • Critério de adjudicação: O critério de adjudicação é a proposta economicamente mais vantajosa sendo que serão levados em consideração os seguintes fatores: caraterísticas técnicas, preço, prazo de garantia, prazo de entrega e tempo de representação da marca em Cabo Verde.
  • Ato público: Pelas 10 horas do dia útil imediato à data-limite fixada para a apresentação das Propostas, na Sede da Caixa procede-se, em ato público, à abertura dos invólucros recebidos.
  • Se há ou não lugar a negociação: não há lugar a negociação.
  • Cauções e garantias: Manutenção da proposta 60 dias.
  • Identificação do autor do anúncio: Caixa Económica de Cabo Verde
  • Lei aplicável ao procedimento: Lei 88/VIII/2015 de 14 de Abril.
Praia, 11 de abril de 2024
Notícia

Campanha dos Cartões de Débito da Caixa

2024-03-28
Durante o mês de Abril, a Caixa vai apostar no lançamento da campanha dos Cartões de Débito. 

A campanha foi pensada, com o objetivo de promover a utilização desses cartões, bem como, de diminuir o número de clientes que utilizam a Rede de Agências para levantamentos.

A Caixa disponibiliza um leque variado de cartões de Débito (Visa Debit, Visa Plus, Vinti4), adaptados às necessidades de cada cliente e, que podem ser utilizados no exterior e em Cabo Verde.

Igualmente, os cartões de Débito da Caixa, podem ser utilizados tanto para pagamentos de serviços através do POS, compras online e levantamentos em ATM.

Além disso, toda a gestão desses cartões podem ser feitas através do Caixanet e Caixa Mobile, o que permite ao cliente controlar os seus gastos com toda a segurança.

Caixa. O Banco que combina comigo.
Notícia

Caixa promove Conversa Aberta sobre Poupança e Educação Financeira em São Nicolau

2023-10-20
A Caixa está comprometida com a promoção da Educação Financeira e a conscientização sobre a importância da poupança. Como parte desse esforço, realiza uma conversa aberta com alunos e professores do Ensino Secundário da ilha de São Nicolau.

O evento, que reúne alunos de diferentes níveis de ensino, tem como objetivo discutir e sensibilizar sobre práticas financeiras saudáveis desde cedo. A conversa envolve dicas sobre como gerir o dinheiro de forma inteligente, criar metas financeiras e a importância de economizar para alcançar objetivos futuros.

Além disso, a Caixa irá distribuir o livro "Poupança do Zito" aos alunos do Ensino Básico, um material didático e divertido que ensina os princípios básicos da poupança de maneira acessível aos mais jovens. O livro visa estimular o interesse pelas finanças desde a infância, preparando as próximas gerações para tomar decisões financeiras informadas.

Outro destaque do evento, que se enquadra no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Poupança, é o lançamento do E-book de Educação Financeira. Esse recurso digital traz conteúdo educativo sobre como lidar com o dinheiro de forma responsável, abordando tópicos como orçamento, economia e investimento. O E-book estará disponível na página Educação Financeira para acesso e download, ampliando o alcance das informações e promovendo a educação financeira de maneira abrangente.

A Caixa reafirma o seu compromisso em ser um parceiro ativo na educação financeira da população cabo-verdiana, proporcionando ferramentas práticas para que todos possam alcançar seus objetivos financeiros com confiança e segurança.
Notícia

Caixa alberga o Primeiro Centro de Inovação para Fintech em Cabo Verde

2023-10-17
O Auditório da Caixa acolheu no dia 27 de setembro o lançamento do Fintech Islandz Hub, marcando um avanço significativo para a inovação financeira em Cabo Verde. Este centro é o primeiro espaço totalmente dedicado ao desenvolvimento e promoção do sector fintech no país, com o objetivo de reunir diversos atores do sistema financeiro numa plataforma de comunicação e partilha.

Dr. António Moreira, presidente da Comissão Executiva da Caixa, mostrou-se otimista sobre as oportunidades que esta iniciativa pode trazer para Cabo Verde. “A inovação e o domínio da tecnologia são essenciais para a diferenciação das empresas e economias. Com o Fintech Islandz Hub estamos a dar um passo firme em direção a uma economia mais digital em Cabo Verde", afirmou.

A Caixa, que tem uma tradição e forte compromisso com a inovação tecnologia, formalizado recentemente no seu programa STEM, desempenha um papel crucial nesta parceria. Além de fornecer infraestrutura, a instituição também disponibilizará dados e informações essenciais para ajudar as fintechs a desenvolver e implementar soluções inovadoras. E mais, a Caixa está aberta a financiar soluções que mostrem inovadoras e de interesse para a banca.
Esta colaboração entre a PROEMPRESA, Cabo Verde Digital e a Caixa é vista como um impulsionador crucial para o crescimento económico de Cabo Verde, dando especial ênfase à economia digital e às fintechs. "A Caixa está determinada e engajada na inovação da economia digital em Cabo Verde. Somos e continuaremos a ser um parceiro crucial nesta jornada", reiterou Dr. António Moreira.

A cerimónia de lançamento foi abrilhantada com a presença de figuras notáveis, incluindo o Secretário do Estado da Economia Digital, Dr. Pedro Lopes, o Administrador Executivo da Caixa Económica, Eng. Antão Chantre, e representantes de instituições financeiras e tecnológicas de renome.

Segundo o Eng. Antão Chantre, Cabo Verde pode se tornar num exemplo inspirador de como impulsionar a economia digital e promover um crescimento sustentado por meio de open innovation. Para construir uma economia digital prospera em Cabo Verde, é essencial que as grandes empresas compartilhem suas necessidades tecnológicas com as start-ups. Isso pode ser alcançado por meio de parcerias estratégicas e colaborativas com especialistas do setor, universidades locais e as próprias startups tecnológicas. Ao adotarmos o conceito de open innovation, podemos fomentar a inovação e incentivar o desenvolvimento de empresas locais.

Este passo reflete o esforço contínuo de Cabo Verde em fortalecer sua presença no setor de inovação financeira em África. Com o suporte de instituições como a Caixa, as fintechs cabo-verdianas têm um caminho promissor pela frente.

Inovação combina comigo.


Foto Para Site
Comunicado

Levantamento Suspensão Negociação das Ações da Sociedade Cabo-verdiana de Tabacos, SA e Enacol

2023-09-21
A Caixa Económica de Cabo Verde (CECV), na qualidade de Intermediário Financeiro, vem pela presente comunicar aos acionistas da Sociedade Cabo-verdiana de Tabacos, SA (SCT), da Enacol, S.A, e público em geral, que a Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), por determinação da Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM), procedeu ao levantamento da suspensão temporária da cotação e negociação que pesava desde o dia 28/08/2023 sobre as Ações da Sociedade Cabo-verdiana de Tabacos (SCT) e da Empresa Nacional de Combustíveis  ENACOL), com efeitos a partir do dia 21 de Setembro do corrente ano.


Para ver o comunicado clique aqui.