Notícias e Eventos

Comunicado

COMUNICADO - Pagamento de Dividendos Referentes ao Exercício de 2023

2024-07-12

Comunicamos aos Senhores Acionistas que, nos termos da Lei e de acordo com a Assembleia Geral Ordinária da Caixa Económica de Cabo Verde, realizada no dia 28 de junho do corrente ano, foi deliberada a seguinte aplicação de resultado líquido, do exercício de 2023, no valor de 1.503.179.360$00.


Aplicação De Resultado Líquido Caixa 2023

Assim, informamos que a Caixa Económica de Cabo Verde procederá, no dia 26 de julho do corrente ano, ao pagamento de dividendos referentes ao exercício de 2023, no valor de CVE 540$00 por ação. 

Mais se informa que, a Caixa Económica de Cabo Verde é o intermediário financeiro encarregue do pagamento.

Clique aqui para ler o Comunicado - Pagamento de Dividendos Referentes ao Exercício de 2023.
Notícia

Campanha “Venha Fazer Contas Connosco”

2024-07-01
A Caixa vai apostar no lançamento da Campanha “Venha Fazer Contas Connosco”, durante o mês de Julho.

O objetivo desta campanha é promover as soluções de créditos e ajudar os clientes a realizarem os seus sonhos e alcançarem um futuro melhor, e também, reforçar o posicionamento como “O banco que combina comigo”.
 
A Caixa tem um portfólio de soluções de créditos com taxas atrativas e competitivas, para ajudar aos clientes a concretizarem seus projetos pessoais e profissionais. 
 
Os pedidos de créditos podem ser feitos através das agências ou da plataforma Crédito Digital alojado no Site, onde podem fazer o pedido online de crédito viatura e Credicaixa.
 
Para saber mais consulte no Site o menu Créditos e “Venha Fazer Contas Connosco.”
Notícia

Caixa apoia Concurso "Olimpíadas de Conhecimento Geral" em são Lourenço dos Órgãos

2024-06-19
A Caixa reforça o seu compromisso com a educação ao apoiar a Delegação do Ministério da Educação de São Lourenço dos Órgãos (Santiago) na realização do Concurso "Olimpíadas de Conhecimento Geral Ano Letivo 2023/2024". A iniciativa, que visa incentivar o conhecimento e a excelência académica entre os estudantes, contou com o apoio da Caixa na premiação dos primeiros e segundos classificados.

A entrega dos prémios aos finalistas do Concurso foi realizada no último dia 15 de junho, durante o evento final da 6ª edição da GALA “BADJA KU NOS VOS”. Na ocasião, além da premiação das Olimpíadas de Conhecimento Geral, foram realizadas diversas outras atividades, como Concurso de Vozes, Concurso de Música e Concurso de Leitura.
 
O Concurso "Olimpíadas de Conhecimento Geral" é um exemplo notável das iniciativas que promovem a educação e a excelência académica entre os jovens cabo-verdianos. A competição incentiva os estudantes a se dedicarem aos estudos, ampliarem seus conhecimentos e desenvolverem suas habilidades intelectuais. Ao premiar os melhores classificados, a Caixa reconhece o mérito e o esforço dos estudantes, além de contribuir para a valorização da educação na comunidade.
 
O apoio da Caixa ao Concurso "Olimpíadas de Conhecimento Geral" reforça o compromisso do banco com o futuro de Cabo Verde. Ao investir na educação dos jovens, a Caixa contribui para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e desenvolvida.

Noticia Site
Notícia

Caixa Económica no topo de bancos de “elevada importância sistémica” em Cabo Verde

2024-06-04
Avaliação é do BCV. Doravante, e a cada ano, o regulador passa a divulgar a lista de instituições de crédito classificadas como “bancos de importância sistémica a nível doméstico”

A Caixa Económica de Cabo Verde é o banco a operar no Arquipélago com “elevada importância sistémica”, revelou o Banco de Cabo Verde, na sua qualidade de regulador do setor financeiro.

Seguem-se o BCA, o BCN e o Banco Interatlântico, estes dois últimos de “ligeira importância sistémica”, ao passo que o BAI, o iiB e o Ecobank foram classificados “sem importância sistémica”.

A avaliação é do BCV, que doravante, e a cada 31 de maio, passa a divulgar a lista de instituições de crédito classificadas como “bancos de importância sistémica a nível doméstico”

Uma notícia da Agência Lusa, revela que a classificação de cada banco é calculada com os dados reportados a 31 de dezembro do ano anterior e assenta em 4 indicadores, quais sejam, a dimensão (35%), a interconectividade (20%), a substituibilidade (35%) e sentimento doméstico (10%).

Segundo a mesma fonte, feitas as contas, a Caixa Económica, com 285 pontos, lidera este ranking, sendo secundado pelo BCA, com 264, superando os 200 pontos a partir dos quais as instituições são consideradas “bancos domésticos de elevada importância sistémica”.

O regulador não encontrou nenhum banco entre os 150 e 200 pontos que seriam classificados com “moderada importância sistémica”.

Já no grupo de 95 a 150 pontos estão 2 bancos, BCN (117) e Interaltântico (97), classificados como “bancos domésticos de ligeira importância sistémica”

Abaixo dos 95 pontos sem importância sistémica, estão o BAI, iiB e Ecobank.

Fonte: O PAÍS.cv
Notícia

Cabo Verde tem quatro bancos de importância sistémica

2024-06-03
Cabo Verde tem quatro bancos de importância sistémica, sujeitos à constituição de reservas de conservação para absorver impactos, de acordo com a sua importância, segundo a avaliação feita pela primeira vez pelo Banco de Cabo Verde (BCV).

A Caixa Económica e o Banco Comercial do Atlântico (BCA) são, por esta ordem, os dois bancos de “elevada importância sistémica”, anunciou o regulador.

Seguem-se o Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN) e o Banco Interatlântico, detido pelo português Caixa Geral de Depósitos (CGD), como bancos de “ligeira importância sistémica”.

O Banco Angolano de Investimentos (BAI), o International Investment Bank (IIB) e o Ecobank foram classificados “sem importância sistémica”.

De acordo com regulamentação publicada há cinco meses, o banco central passa a divulgar até 31 de Maio de cada ano a lista de instituições de crédito classificadas como ‘bancos de importância sistémica a nível doméstico’ (D-SIBS, sigla inglesa).

A classificação de cada banco é calculada com os dados reportados a 31 de Dezembro do ano anterior e assenta em quatro indicadores: dimensão (35%), interconectividade (20%), substituibilidade (35%) e sentimento doméstico (10%).

A Caixa foi classificada com 285 pontos e o BCA com 264, superando os 200 pontos a partir dos quais as instituições são consideradas “bancos domésticos de elevada importância sistémica”.

As entidades entre 150 e 200 pontos têm "moderada importância sistémica”, mas não há nenhuma nesta faixa, seguindo-se o grupo de 95 a 150 pontos, “bancos domésticos de ligeira importância sistémica”, que inclui o BCN (117 pontos) e o Interatlântico (97 pontos).

Os bancos abaixo dos 95 pontos são considerados sem importância sistémica, sendo os casos do BAI, IIB e Ecobank.

O BCV, à semelhança de outras jurisdições mundiais, introduziu com esta avaliação uma reserva de conservação de fundos próprios, a fim de garantir que os bancos acumulam, durante os períodos de crescimento económico, uma base de capitais próprios suficiente para absorver eventuais perdas em períodos de esforço.

Todos os bancos domésticos identificados como D-SlBS estão sujeitos à constituição de uma reserva de conservação, com base na classificação obtida.

Este tipo de medidas foi especialmente promovido, a nível global, depois da crise financeira de 2007-2009 para prevenir dificuldades em grandes instituições, de influência relevante nos mercados – aquilo a que se chama de importância sistémica.


Fonte: Expresso as Ilhas
BCV - Classificação de bancos domésticos de acordo com a sua importância sistémica
Notícia

Caixa lança campanha direcionada para os jovens universitários

2024-05-31
Com o slogan “O teu futuro começa na Caixa”, a Caixa apresenta o Pack Caixa Estudante, cujo objetivo é criar uma relação com este segmento potencial – jovens de 18 anos e que se preparam ou já ingressaram às Universidades.

O Pack Caixa Estudante é direcionado exclusivamente para os estudantes, composto pela oferta de produtos e serviços chaves e adaptados exclusivamente para esta nova fase.

Fazem parte do Pack Caixa Estudante a conta à ordem da Caixa, os cartões de débito Vinti4 e Visa Pré Pago Plus, os serviços da banca digital da Caixa e, ainda o Credibolsa que é uma linha de crédito que permite o financiamento de cursos de formação de nível médio e superior e, ainda cursos de especialização tecnológica.

Visite a nossa página do Facebook Caixa Mobile e acompanhe as nossas ofertas, durante o mês de junho.

O teu futuro começa na Caixa.
Pack Caixa Estudante
Comunicado

Atualização do Preçário

2024-05-09
Prezado(a) Cliente,

A Caixa informa aos seus estimados clientes que em Junho de 2024, procederá com a atualização do Preçário, nas várias comissões e na diminuição de taxas.

Para se manter melhor informado, aconselhamos que consulte as alterações ao Preçário disponível no site ou em qualquer uma das nossas agências.

Em relação às comissões e taxas acima referenciadas, aplicam-se aos novos contratos de créditos. Ou seja, as alterações ora efetuadas apenas produzem efeitos a partir do início de novo período contratual (renovação).

Caixa. O Banco que combina comigo.