Notícias e Eventos

Notícia

Caixa, o melhor banco de Cabo Verde de acordo com avaliação internacional

2021-10-22
É com grande satisfação que a Caixa recebeu a notícia da sua eleição como “Melhor Banco de Cabo Verde”, pela Revista Global Finance Magazine, resultado da sua 28ª lista anual dos melhores bancos em todo o Mundo.  Esta avaliação advém de contribuições de analistas da indústria, executivos e especialista em tecnologia que selecionaram os vencedores do prêmio World Best Banks 2021. Toda a informação utilizada foi disponibilizada por bancos e outros provedores, assim como pesquisas independentes com a avaliação de fatores objetivos e subjetivos.
 
Segundo a Global Finance, os bancos vencedores foram os que melhor atuam no mercado global e atendem as necessidades especializadas do setor. Significa que reconheceram não os maiores mais sim os melhores, que no geral se preocupam com a qualidade exigida pelas empresas que procuram os melhores fornecedores.
 
Para o nosso Presidente da Comissão Executiva, Dr. António Moreira, este reconhecimento internacional é justo, tendo em conta os critérios subjacentes à atribuição deste prémio, que a Caixa compreende que corresponde plenamente ao que tem oferecido ao mercado. Segundo o Dr. Moreira este prémio é o resultado do trabalho meritório e diferenciado que a instituição tem feito neste período pandémico e não só. Este prémio internacional enaltece a Caixa enquanto instituição e contribui para a notoriedade da instituição dentro e fora de Cabo Verde.
 
Parabéns, Caixa Económica de Cabo Verde.
Notícia

Caixa promove encontro com alunos do EBI - Campanha Outubro, mês da Poupança

2021-10-19
No próximo dia 31 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Poupança. Como vem sendo hábito, a Caixa tem celebrado a efeméride, com diversas atividades, no âmbito da responsabilidade social, aproveitando a ocasião para promover debates e reflexões sobre a educação financeira e a importância da poupança.
 
Assim, no âmbito dessa comemoração, a Caixa realizou no dia 14 de outubro, no seu auditório, um encontro com os alunos do Ensino Básico e Integrado (EBI), do Agrupamento II de Terra Branca, turmas de 5ª e 6ª Classe, para a apresentação do Livro “A Poupança do Zito”, uma conversa interativa sobre o tema “Poupança”, porque acreditamos que devemos ter a educação financeira nas nossas vidas desde a tenra idade, sobretudo neste contexto de pandemia e de incertezas que vivemos hoje.
 
Na ocasião, o Presidente da Comissão Executiva, Dr. António Moreira, disse ser crucial incutir cedo este conceito de Poupança na vida das crianças, de forma a prepará-las para o futuro. 
 
Esta mesma atividade também será reproduzida na ilha de Santo Antão, nos dias 27 e 28 de outubro, além de outras ações de sensibilização e formação dos colaboradores sobre a Educação Financeira.

 Fotos Encontro EBI -outubro mes da poupança

Notícia

Caixa Assina Protocolo com Universidade de Coimbra

2021-10-08
A Caixa assinou um protocolo de colaboração com Universidade de Coimbra no passado dia 06 de outubro, no âmbito do projeto da transformação digital da instituição.

A assinatura protocolo ocorreu na sede da Caixa, na cidade da Praia - Cabo Verde, com o objetivo de estabelecer de modo recíproco a colaboração para o desenvolvimento de atividades conjuntas em diferentes domínios, através de projetos específicos dentro de uma lógica de parceria. Ainda, no âmbito do acordo, a Universidade de Coimbra atuará através do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. 

Com o foco nas tecnologias de inovação a Caixa espera concretizar ações no âmbito da inovação e tecnologia e contribuir para a contínua afirmação destas duas instituições.

Na sua intervenção o Presidente do Comissão Executiva, Dr. António Morreira, afirmou que essa parceria é uma aposta importante para a Caixa, na medida em que está voltada para as tecnologias de informação, um dos pilares que a instituição aposta. Segundo o PCE, as parcerias com universidades são determinantes já que são fontes de inovação e modernização.

Por sua vez o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, Professor Doutor João Nuno Calvão da Silva, considerou que é uma grande honra a assinatura do protocolo com uma instituição financeira da envergadura da Caixa, tendo elogiado as capacidades intelectuais do povo Cabo-verdiano que aposta sempre na inovação e ainda ressaltou que tem certeza que esta parceria irá render bons frutos.

Para o Administrador Executivo, Eng. Antão Miguel de Morais Lima Chantre, o conhecimento faz-se nas universidades e este deve ser partilhado. Para o Administrador Executivo este protocolo é um contributo importante para que em tempos incertos a transformação digital seja uma aposta estratégica para as empresas. Espera ainda que as duas instituições tenham uma troca de experiências extremamente útil, para que a concorrência a nível local e global continue a ser minimizada.


Foto Assinatura Protocolo Uc 5fjpg    Foto Assinatura Protocolo Uc 1f
Foto Assinatura Protocolo Uc 2f    Foto Assinatura Protocolo Uc 3ff 
Foto Assinatura Protocolo Uc 4f 
 
Notícia

Caixa promove Palestra sobre prevenção do suicídio em parceria com o Projeto SKKBÊ

2021-10-07
A Caixa, no âmbito da sua política responsabilidade social e compreendendo a importância da temática de prevenção do suicídio, com ênfase maior no mês de setembro, realizou no passado dia 30 de setembro uma palestra para os colaboradores, em parceria com o Projeto SKKBÊ- SÊ KEL K BO Ê.
 
O projeto SÊ KEL K BO Ê é uma iniciativa dos artistas Djam Neguin & Batchart que juntaram as vozes para a campanha do suicídio - setembro Amarelo, em Cabo Verde, colocando em pauta temas como autoaceitação, autoestima e amor próprio para inspirar as pessoas a terem uma postura positiva na vida.

Acreditamos que a saúde mental é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social, com impacto na qualidade de vida das pessoas. É por isso que apoiamos esta causa, pois a saúde é o nosso maior investimento.
 
Caixa. O Banco que combina comigo.

Foto Palestra Skkbe 1 Foto Palestra Skkbe 2
Foto Skkbe 6 Foto Skkbe 12



 
 
Comunicado

Alteração da Moratória - Clientes Particulares

2021-09-14
No âmbito das medidas de apoio social e económico às famílias e às empresas adotadas pelo Governo para fazer face aos impactos da pandemia causada pela Covid-19, foi publicado em 12 de agosto de 2021, o DL 54/2021, o qual procede à 5ª alteração ao DL 38/2020 de 31 de março e estabelece a prorrogação da moratória em alguns casos.

 
Assim, caso tenha beneficiado da moratória (suspensão do pagamento de capital e juros), e esteja numa das situações abaixo indicadas, deverá enviar à Caixa até ao próximo dia 21/09/2021, os seguintes documentos comprovativos da sua situação (conforme aplicável):

  1. Declaração da entidade empregadora, caso esteja em lay off, ou esteja com período de trabalho reduzido 
  2. Declaração do IEFP se estiver desempregado registado no IEFP;
  3. Documento comprovativo da elegibilidade para o apoio extraordinário à redução da atividade económica caso se trate de trabalhador independente;

Caso já não esteja em nenhuma das situações referidas acima, ou, estando, não tenha entregado os competentes comprovativos no prazo estipulado, deverá iniciar o pagamento dos juros a partir de 01/10/2021, sendo a retoma do pagamento das prestações de reembolso (capital e juros) a partir de 01/01/2022.
 
Comunicado

Cartões Vinti4 com validade até Agosto/Setembro de 2021 - prorrogados até Outubro 2021

2021-09-02
A Caixa informa aos seus clientes que os cartões de débito/Vinti4 que expiraram em Agosto e Setembro de 2021 foram prorrogados até o mês de Outubro.
 
Assim, podem continuar a utilizá-los normalmente.
 
Caixa. O Banco que combina comigo.
Notícia

Caixa lança plataforma para pedido de Crédito Digital

2021-08-25
A Caixa continua a implementar soluções tecnológicas que visam facilitar aos seus clientes, o acesso e a utilização dos seus produtos e serviços, de forma completamente online. 
 
Com o lançamento da plataforma para Pedido de Crédito Digital, os clientes da Caixa poderão formalizar os seus pedidos de crédito de forma cómoda e rápida, deixando de ser necessário se dirigirem às agências para darem início ao processo.
 
Todo o processo de pedido de crédito será feito online e todos os documentos necessários para a sua formalização, poderão ser submetidos através da plataforma, evitando assim o desperdício de papeis. Ainda, durante o processo, o cliente poderá dar continuidade ao seu pedido, em um momento posterior, e as suas informações serão guardadas, mesmo que utilize um dispositivo diferente.
 
Seguro e confidencial, todos os dados e informações disponibilizados pelo cliente, são protegidos por fortes medidas de segurança.
 
Navegue no nosso site e conheça a nova plataforma para Pedido de Crédito Online da Caixa.
 
Caixa. O banco que combina comigo.