Caixa assinala 10 anos de Certificação com o Fórum da Qualidade

2022-06-22
Notícia
A Caixa realizou no dia 14 de junho o Fórum da Qualidade para debater o impacto positivo da Certificação em tempos de desafios e trazer para a agenda o tema da Qualidade, seu impacto na competitividade das Empresas, para além de partilhar boas práticas das Organizações Certificadas em Cabo Verde. Este evento, organizado em parceria com o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), reuniu representantes de várias instituições e empresas no Auditório da Caixa Económica de Cabo Verde e contou com a presença do Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Dr. Olavo Correia.

O Fórum da Qualidade teve a sua abertura feita pelo Presidente da Comissão Executiva da Caixa, Dr. António Moreira, que iniciou com um especial agradecimento ao IGQPI por apadrinhar este evento de troca de experiência entre empresas certificadas. 

“Nós queremos que os nossos colaboradores tenham a cultura de fazer bem à primeira e fazer bem repetidamente”, apontou o Presidente da Comissão Executiva da Caixa, reafirmando o compromisso da Caixa em incutir nos seus colaboradores os valores que conduzem ao hábito da qualidade. “De entre os vários valores da Caixa, destaco o rigor, a diligência e a competência com sendo aqueles que contribuem para a qualidade. Estes são, de facto, valores essenciais para que os nossos colaboradores atuem com qualidade”, avançou Dr. António Moreira.

A Caixa é uma instituição financeira com duas Certificações. Contudo, o Presidente da Comissão Executiva da Caixa chama a atenção que a certificação não é um fim em si, mas uma ferramenta para o aperfeiçoamento continuo do funcionamento da instituição, visando satisfazer com qualidade as necessidades dos clientes. Apontou ainda que a falta de qualidade pode ter custos financeiros e também de reputação, que não são menos importantes.

Para o primeiro painel do Fórum da Qualidade, o Eng.º Tomy Alves, Director de Serviços de Normalização e Avaliação da Conformidade do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), abordou “A importância e o impacto da Certificação nas organizações”. Durante a sua intervenção apresentou os três pilares da infraestrutura da qualidade (a Normalização, a Metrologia e a Avaliação de conformidade), para além de mostrar a diferença entre os conceitos de Certificação e Acreditação. Para além disso, o Director de Serviços no IGQPI explicou sobre o que é necessário para se certificar e os fatores que motivam a Certificação. “A qualidade é o caminho”, finalizou o Eng.º Tomy Alves que aproveitou ainda para parabenizar a Caixa pelos seus 10 anos de Certificação. 

Para o segundo painel, dedicado às Boas Práticas nas Organizações Certificadas, a Engª Carlota Santos, Diretora do Gabinete de Planeamento e Qualidade da CV Telecom, apresentou o tema “A Certificação no Setor dos Serviços – A experiência da CVTELECOM”. Iniciou realçando que sem o envolvimento e engajamento da gestão de topo não é possível implementar o Sistema de Gestão de Qualidade. “A sua implementação tem a ver com uma decisão estratégica da parte dos gestores de topo”, afirmou a engenheira, para quem o foco do Sistema de Gestão da  Qualidade deve ser na satisfação do cliente e das partes interessadas. Explicou que a CVTELECOM seguiu um caminho diferente da Caixa para a Certificação, mas todos chegaram a um bom fim. A Engª Carlota Santos destacou ainda os impactos da certificação para os colaboradores e para a empresa, finalizando com referência a novas certificações  em curso na CVTELECOM, nomeadamente a ISO 45001 e ISO 27001.

Na sua intervenção, a Dra. Elisete Lima, Diretora Geral da INPHARMA, falou sobre a “Certificação nas Indústrias: O percurso da INPHARMA”, para quem a certificação é uma ferramenta que abre portas para outros mercados. “É preciso investir para conquistar novos mercados”, afirmou a Diretora Geral que falou dos benefícios da acreditação, sem deixar de apontar que há custos de acreditação e custos de manutenção desta acreditação que devem ser encarados como investimentos. A Dra. Elisete Lima concluiu com os novos desafios e os objetivos da INPHARMA para alcançar mais certificações.

Para finalizar o segundo painel, a Dra. Célia Santos, Administradora Executiva da Caixa, explanou o tema “O Sistema de Gestão Qualidade, a Certificação ISO 9001 – Experiência da Caixa Económica de Cabo Verde”, no qual descreveu a evolução do Sistema de Gestão de Qualidade na Caixa. Momento aproveitado para apresentar os processos que suportam as atividades da empresa e as suas interligações, para além de mostrar o impacto que a Certificação ISO 9001 teve na melhoria na qualidade de prestação de serviços nesta instituição financeira. A Dra. Célia Santos ressaltou o compromisso com a qualidade e a satisfação dos clientes da Caixa. “A qualidade já faz parte do ADN da Caixa. Hoje somos um exemplo e inspiração para muitos”, acentuou a Administradora Executiva, lembrando que a certificação vive da confiança. “Queremos transmitir esta confiança para o mercado e para as pessoas”, finalizou.

O FÓRUM DA QUALIDADE, subordinado ao tema “O Impacto positivo da Certificação em tempos de desafios” foi encerrado pelo Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Dr. Olavo Correia, que deu os parabéns à Caixa pelos seus 10 anos de Certificação e congratulou também por esta colocar em agenda publica este tema importante para o futuro coletivo do país. 

“A Certificação é uma questão de sobrevivência”, afirmou o governante que é de opinião que se deve apostar na cadeia de valores. “O nosso compromisso é ajudar as empresas a serem certificadas. Isso porque não certificar é o barato que sai caro” explica Dr. Olavo Correia, que acredita que a certificação garante a qualidade e esta garante a sobrevivência das empresas. “Certificação e qualidade devem ser atos de cultura, não têm de ser uma obrigação” finalizou o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, para quem este FÓRUM DA QUALIDADE foi um evento importante com temas de suma importância que devem ser amplamente debatidos num país como Cabo Verde que ambiciona ser competitivo no mercado global.

Este FÓRUM DA QUALIDADE: “O Impacto positivo da Certificação em tempos de desafios” foi finalizado com um cocktail oferecido para a confraternização dos presentes.

Qualidade, combina comigo.

Veja os melhores momentos do Forum da Qualidade.