Caixa Económica no topo de bancos de “elevada importância sistémica” em Cabo Verde

2024-06-04
Notícia
Avaliação é do BCV. Doravante, e a cada ano, o regulador passa a divulgar a lista de instituições de crédito classificadas como “bancos de importância sistémica a nível doméstico”

A Caixa Económica de Cabo Verde é o banco a operar no Arquipélago com “elevada importância sistémica”, revelou o Banco de Cabo Verde, na sua qualidade de regulador do setor financeiro.

Seguem-se o BCA, o BCN e o Banco Interatlântico, estes dois últimos de “ligeira importância sistémica”, ao passo que o BAI, o iiB e o Ecobank foram classificados “sem importância sistémica”.

A avaliação é do BCV, que doravante, e a cada 31 de maio, passa a divulgar a lista de instituições de crédito classificadas como “bancos de importância sistémica a nível doméstico”

Uma notícia da Agência Lusa, revela que a classificação de cada banco é calculada com os dados reportados a 31 de dezembro do ano anterior e assenta em 4 indicadores, quais sejam, a dimensão (35%), a interconectividade (20%), a substituibilidade (35%) e sentimento doméstico (10%).

Segundo a mesma fonte, feitas as contas, a Caixa Económica, com 285 pontos, lidera este ranking, sendo secundado pelo BCA, com 264, superando os 200 pontos a partir dos quais as instituições são consideradas “bancos domésticos de elevada importância sistémica”.

O regulador não encontrou nenhum banco entre os 150 e 200 pontos que seriam classificados com “moderada importância sistémica”.

Já no grupo de 95 a 150 pontos estão 2 bancos, BCN (117) e Interaltântico (97), classificados como “bancos domésticos de ligeira importância sistémica”

Abaixo dos 95 pontos sem importância sistémica, estão o BAI, iiB e Ecobank.

Fonte: O PAÍS.cv